- Área: 240 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Johan Fritzell
-
Fabricantes: Investwood, Laminam, Modular Lighting Instruments
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em um antigo edifício de 1901, na zona de Neustadt, em Estrasburgo, França.
Este grande apartamento duplex ocupa o antigo ático do edifício e foi criado através da conversão das antigas habitações e do loft anterior que foi utilizado para armazenamento.
A paleta de materiais se repente ao longo de todo o projeto: pisos de madeira, MDF negro que é tingindo para o mobiliário fixo, grandes peças de cerâmica fina nos banheiros e na parte superior da cozinha.
A organização é simples: todas as habitações (dormitórios, banheiros, escritório e habitação familiar) estão no nível de entrada do apartamento, enquanto o piso superior é um loft aberto com cozinha, sala de estar e jantar.
O hall de entrada é um espaço de pé-direito duplo com claraboias que abrem-se para a habitação familiar. Ele está situado no coração do apartamento distribuindo de um lado os dormitórios principais e infantis e, do outro, o dormitório de hóspedes e o espaço para o escritório. Aqui, uma caixa negra que consiste em painéis e porta de MDF, atua como um contorno que oculta o dormitório, o banheiro e os espaços de armazenamento.
O piso de madeira de pinos envernizado existente, que estava amarelado com o tempo, foi renovado. As tábuas de pinos foram tratadas de maneira escandinava, com alvejante, para bloquear os pigmentos e evitar que a madeira fique amarelada com o tempo. Esse método de tratamento faz com que as tábuas se tornem quase brancas, semi mate, aspecto que é muito suave ao tato.
O dormitório principal está concebido como uma pequena suíte com closet e banheiro contíguo. A luz natural flui através de um painel envidraçado grande agregado no telhado enquanto as pequenas janelas existentes oferecem uma vista ao parque circundante. O piso do banheiro, as paredes e a parte superior estão feitos com grandes peças de mármore (3x1 metros), enquanto os móveis estão feitos de MDF cor negra.
O mesmo MDF, que é tingido e menos propenso a rasgar a superfície em comparação com a madeira laqueada, também foi utilizado para as escadas. As varandas estão feitas de vidro laminado.
O pavimento superior é organizado com a cozinha de um lado, uma lareira, sala de estar no outro e sala de jantar no centro. Somente a alvenaria da lareira dos apartamentos do pavimento inferior interrompe o plano aberto.
O salão está voltado a um grande terraço que está parcialmente encaixado no telhado. A lareira incorporada está flanqueada com espaços de armazenamento ocultos e bar.
Na cozinha, o mesmo MDF foi utilizado para a carpintaria e para o revestimento das paredes. A ilha da cozinha foi finalizada com cerâmica de mármore.
Descrição do produto.
- Paleta de materiais restringida: madeira para o piso (seja de madeira de pinos reutilizada com um tratamento escandinavo ou carvalho laqueado na zona superior - cozinha).
- Painéis MDF Vainished Valchromat Negra para todos os móveis fixos (armários, cozinha, móveis de banheiro), incluindo as escadas.
- Lâmina extra grande de azulejos de cerâmica fina para todas as superfícies de banheiro e ilha da cozinha.